quarta-feira, 27 de abril de 2011

Estudo: Estrelas estão na origem da formação do Universo

No início da formação do Universo, estrelas de grande massa (pelo menos dez vezes a massa do Sol) e vida curta eram as principais fábricas de elementos químicos que entravam na composição de novas estrelas.

Além de grandes, esses corpos celestes também giravam depressa, propõe um estudo liderado pela astrónoma brasileira Cristina Chiappini, do Instituto Leibnitz para Astronomia de Potsdam, na Alemanha, que será publicado na edição desta sexta-feira da revista Nature.

«A presença de alguns elementos em estrelas antigas só pode ser explicada se as estrelas massivas da época tivessem rotação rápida», disse Cristina.

A ideia surgiu do trabalho de Beatriz Barbuy, professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), que em 2009 publicou um artigo no qual analisou estrelas muito velhas – por volta de 12 mil milhões de anos – no centro da Via Láctea.

Barbuy coordena o Projecto Temático «Evolução química e populações estelares galácticas e extragalácticas, por espectroscopia e imageamento», apoiado pela FAPESP.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Poluição da luz


“Quando se olha a olho nu do céu, provavelmente ver um monte de estrelas, mas há menos estrelas visíveis a olho nu”, lamentou Eddie Irizarry, presidente da Sociedade Astronômica do Caribe, sobre os efeitos da Poluição Luminosa, em Porto Rico.

A poluição luminosa é um efeito adverso da luz artificial, principalmente devido ao uso inadequado. Isso acontece quando, em vez de iluminação para baixo, quando necessário, as luzes para os lados e para o céu.

“Irizarry Puerto Rico advertiu que irradia tanta luz que, quando os satélites captam as imagens da noite do Caribe, a ilha parece um bombillón”.

"Desde a Ilha Mona, que é distante, o céu está mais branco, quando olhamos para Porto Rico", acrescentou.

Este excesso de luz artificial afeta os leatherbacks. Estas tartarugas procuram a escuridão da areia para desovar e identificar o mar pela reflexão da luz da lua sobre a água. A luz artificial confunde do litoral para o couro e seus descendentes e os faz caminhar para o interior, onde são mais vulneráveis ​​aos predadores.


Segundo a bióloga Olga Ramos, analista de sistemas de informação geográfica, Instituto Internacional de Florestas Tropicais, as luzes brilhantes cego para certas aves, e fá-los colidir com edifícios de vidro e altura. Outros que são afetados são os Cubano. "As emissões de luz são sinais que fazem homens e mulheres para ser encontrado. Se você tem iluminado pela luz artificial, os casais não podem ser vistos, não encontrando nenhum companheiro”, disse ele.

A poluição luminosa também prejudica a saúde dos seres humanos. De acordo com o biólogo, a exposição à luz artificial durante a noite reduz a produção de melatonina, um hormônio que diz ao corpo que é escuro e induz o sono. Essas mudanças no relógio biológico, ou ritmo circadiano têm sido associados com alguns tipos de câncer.

O uso inadequado do sistema de iluminação tem efeitos negativos sobre a economia. De acordo com Irizarry, a maioria dos postos na ilha desperdiçado 40% da luz para o céu e para os lados. "Isso significa que para cada $ 100 que usa um poste, gastar R $ 40 a iluminar o céu", disse ele. Isto, disse o biólogo, "é o óleo que é gasto a cada iluminação noturna, onde não é necessário, o que gera mais emissões e contribui para as alterações climáticas."

O que pode ser feito em casa ou na escola para minimizar a poluição luminosa? Irizarry aconselhados a avaliar as luzes de casa ou fora do campus para garantir que a luz para baixo e não em quintais vizinhos. A iluminação pode ser corrigida mudando as lâmpadas de alguns que brilham. Outro passo é ligar as luzes somente quando as pessoas estão usando esse espaço.

Em suma, é "luz inteligente em que você precisa para economizar energia e não iluminado atmosfera", disse Ramos.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dia do Planeta Terra

Para você que gosta de ciência e astronomia devera prepara a festa, pois hoje e o dia do planeta terra.

Aquela terra que estar guardando todo seu histórico e de tudo que você gosta esse planeta guarda suas musicas seus sonhos seus amores e tudo aquilo que e especial para sua vida ficar ainda melhor.


O dia da terra e para ser comemorado, pois há décadas ela esta sempre ao seu lado e continuará do seu lado só basta você cuidar dela com pequenos atos como.


Não jogue lixo no chão, pois o homem criou a lixeira para isso.

Não suje os rios, pois um dia você poderá querer tomar banho nele.

Não mate os animais, pois um dia ele poderá ser seu amigo.

Não desmate a floresta, pois um dia poderá se alimentar do seu fruto.


Simples coisas que vale apena para a saúde do seu planeta.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Discovery estreia «Bad Universe» no sábado

Discovery estreia «Bad Universe» no sábado

O Discovery Channel vai estrear este sábado, às 21:15, a série «Bad Universe», sobre algumas das possibilidades catastróficas que podem ameaçar o planeta.
Apresentada por Phil Plait, doutorado em Astronomia, esta série de três episódios pretende apresentar «a verdadeira ciência por detrás dos mistérios deste Planeta, do nosso sistema solar e do mau universo em que vivemos», segundo o canal.
No capítulo inaugural, «Apocalipse de Asteróide», Plait investiga a possibilidade de um asteróide maior que o Monte Evereste colidir com a Terra, com «consequências catastróficas».
Pelo caminho, o astrónomo vai testar «algumas medidas explosivas», o que lembra o filme «Armageddon», incluindo a «maior detonação de sempre filmada especificamente para um documentário».
O público poderá acompanhar aos sábados, sempre às 21:15, a série que entretanto já estreou no Discovery HD Showcase.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Estados Unidos: 62 tornados e mais de 40 mortos

Três dias de tempestades e tornados no leste e sul dos Estados Unidos deixaram um saldo de mais de 40 mortos. O Estado da Carolina do Norte foi um dos mais atingidos e na manhã de hoje já registrava 22 mortos. A destruição foi muito grande e as equipes de resgate continuam as buscas por outras vítimas nesta segunda-feira. O governo decretou estado de emergência local.

 
Meteorologistas e especialistas norte-americanos consideraram o fenómeno um dos mais fortes dos últimos na região. Cerca de 78 mil consumidores estão sem energia eléctrica na Carolina do Norte. No 
 Estado da Virgínia os tornados e seus fortes ventos forçaram o desligamento automático de dois reatores nucleares, mas de acordo com as autoridades a situação está sob controle.

 
Os tornados atingiram primeiro a região de Oklahoma, causando destruição depois no Arkansas, Misissippi, Alabama e Geórgia, chegando então à Virgínia e à Carolina do Norte. No total, foram registrados 62 tornados. 

Fonte: http://www.painelglobal.com.br/direto.php?tit=Estados_Unidos_62_tornados_e_mais_de_40_mortos&id=dat_20110418-082812.inc&tf=1303126092

domingo, 17 de abril de 2011

Movimento dos continentes


Quem nunca ouviu um comentário dizendo: O Brasil andou dois cm, o Japão se deslocou vinte e três cm. Como pode um país “andar”? O que significa esse deslocamento?  E o, mas importante, como ocorre essa separação de terras e países do nosso planeta?

Isso ocorre devido ao núcleo, à parte interna da terra, ser feito de larva que quando esquenta muito, impulsiona a rocha de larva para cima e ao chegar um pouco mais em cima do núcleo se divide e se espalha. Devido estar um pouco fora do núcleo ela se esfria  e  cria atrito até que lentamente  empurra os continentes.




Fonte: http://planetaemtemporeal.blogspot.com/

sábado, 16 de abril de 2011

Cinturão dos oceanos

A água nos oceanos do nosso planeta encontra-se sempre em movimento – arrastada pelas marés, soprada pelas ondas, e movendo-se lentamente em volta do planeta pelas forças do Cinturão Termohalino Mundial (também conhecido como circulação termohalina). Para além de manter o clima moderado da Europa e de desempenhar um papel importante no clima do planeta, o Cinturão fornece uma corrente ascendente aos nutrientes do fundo do oceano, e aumenta a absorção oceânica do dióxido de carbono.
 
De forma preocupante, estudos recentes comunicam que já podem existir provas de uma circulação mais lenta do Cinturão, ao largo da crista oceânica profunda situada entre a Escócia e a Gronelândia. E embora o Cinturão pareça ter funcionado de modo razoavelmente previsível ao longo dos últimos milhares de anos, uma análise aos núcleos de gelo tanto na Gronelândia como na Antárctida indica que nem sempre foi o caso. Num passado mais distante, alterações à circulação do Cinturão encontram-se associadas a alterações climáticas bruscas.

Resumindo, a diluição da salinidade do oceano – resultante do degelo do Árctico (e do lençol de gelo da Gronelândia) e/ou do aumento de precipitação – pode desactivar, atrasar ou desviar o Cinturão. Este arrefecimento dramático significaria uma enorme perturbação para a agricultura e para o clima europeu, e teria impacto em outras correntes e temperaturas nos mares de todo o planeta.
Existe também a hipótese de que esteja a ocorrer um aquecimento do núcleo terrestre e que seja este facto que provoque o aquecimento global.  Também há a hipótese do aumento da intensidade dos raios solares, independentemente do “buraco do Ozono”, e que esta situação esteja a provocar o aquecimento da Terra.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Salvador pode ter Planetário até a Copa de 2014

A cidade vem se preparando para ser sede no Mundial de 2014

(Urania) O Assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador e gestor do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Leonel Leal, recebeu em seu gabinete o Prefeito da cidade de Magdala, na Alemanha, Mario Hasskarl e o cônsul da Holanda na Bahia, Hans Leussen, para retomar as discussões sobre a implantação de um planetário na cidade, em parceria com a empresa Carl Zeiss.

Em sua terceira visita à capital baiana, o Prefeito Hasskarl manifestou a disposição de articular as parcerias entre Salvador e o país europeu, visando atrair investimentos alemães para a cidade, impulsionados pelo advento da Copa do Mundo da FIFA, que tem Salvador como uma de suas sedes.

Na oportunidade, Leal reafirmou o interesse do município de ter um planetário com a tecnologia da Carl Zeiss, o que contribuirá para atrair visitantes durante a realização da Competição, em 2014. "Salvador experimenta, em função da realização dos Jogos, novas oportunidades de negócios e investimentos, que certamente refletirão benefícios futuros no desenvolvimento sócio-economico não somente para a cidade, mas, sim, para todo o estado", afirmou Leal.

Magdala, considerada “o coração verde da Alemanha”, é uma cidade com mais de 2 mil habitantes e fica no Distrito Federal da Turíngia, a 200km da capital Berlin. Com localização privilegiada, está situada próxima às cidades de Jena, lugar de alta tecnologia e universidades de alto padrão, onde está localizada a empresa Carl Zeiss; de Weimar, cidade cultural da Turíngia, terra natal de poetas e pensadores como Goethe, Schiller, Herder; e de Apolda, cidade de artesãos com velha tradição rendeira.

O Prefeito Hasskarl retorna à Alemanha no final desta semana, quando tratará com representantes da Carl Zeiss do interesse de Salvador na construção do planetário, bem como fará a interlocução com outros possíveis investidores que vejam potencial na capital baiana.

Fonte:http://gaea-astronomia.blogspot.com/

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Em 3D site mostra posição dos planetas em tempo real


O sistema solar não é mais um grande mistério para os usuários da internet. O Solar System Scope (SSS), ou Telescópio do Sistema Solar, é um site criado por quatro fãs de astronomia eslovacos que mostra o espaço em uma animação em três dimensões. No site, o usuário pode mover o sistema solar e observá-lo de diferentes ângulos somente com o movimento do mouse.

De acordo com os criadores do site, em entrevista ao Terra, eles trabalham com multimídia para "popularizar a astronomia entre as pessoas, especialmente os jovens". Outro objetivo é oferecer ilustrações de "posições celestiais em tempo real com planetas e constelações, movendo-se sobre o céu da noite".

O SSS disponibiliza aos usuários três formas de ver o Sistema Solar. A primeira delas, a visualização Heliocêntrica mostra a movimentação dos planetas em tempo real. Se a data e a hora são modificados, os movimentos dos planetas podem ser observados. Também podem ser configurados os tamanhos dos astros e as distâncias entre eles.

Outra opção de visualização é a Geocêntrica, que tem as mesmas opções, mas mostra a órbita dos planetas com a Terra como foco central, e não o Sol. A última delas, a visão Panoramática, permite observar constelações a partir de lugares selecionados na Terra.


A partir da próxima semana, o SSS promete disponibilizar o "Desktop Clock", que oferecerá os cálculos dos horários de nascer e pôr do sol, horas e datas de mudança de Lua, solstícios e equinócios, períodos em que marcam o início do inverno, e da primavera e do outono, respectivamente.

A ferramenta usou cálculos da Nasa, a agência espacial americana, para posicionar precisamente todos os objetos celestiais. Segundo os desenvolvedores do site, a ideia foi fazer um modelo tão amigável que qualquer pessoa pudessem entender o movimento dos planetas e reconhecer as constelações. O site permite também que o usuário calcule a distância entre os planetas em determinado momento.

"Nós estamos apenas começando, mas queremos melhorar o caráter educacional do projeto. Queremos popularizar a astronomia, especialmente entre os jovens", afirmou Mito Sadlon, líder da equipe que administra o SSS.

Mito promete uma versão do sistema em português em breve. O site pode ser acessado pelo endereço www.solarsystemscope.com.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/mundo-em-3d/noticias/0,,OI5050800-EI17669,00-Em+D+site+mostra+posicao+dos+planetas+em+tempo+real.html

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Vem ai cometa Elenin


Descoberto em 10 de dezembro de 2010 pelo astrônomo russo Leonid Elenin, o objeto C/2010 X1 Elenin é um cometa com período orbital de aproximadamente 11.500 anos e foi visto pela primeira vez através de um dos telescópios robóticos do International Scientific Optical Network, instalado no Novo México, EUA.


Quando foi descoberto, Elenin apresentava magnitude aparente de 19.5, cerca de 150 mil vezes menos brilhante que o limiar de 6.5 da visão humana, lembrando que quanto maior a magnitude, menor o brilho de um objeto. De acordo com o descobridor Leonid Elenin, seu núcleo tem entre 3 e 4 quilômetros de largura.


Apesar da elevada magnitude (pouco brilho) do dia do descobrimento, sua intensidade luminosa se elevará à medida que se aproxima da Terra e do Sol. Segundo as estimativas, Elenin atingirá a magnitude 4 em outubro de 2011, quando passará a 34 milhões de quilômetros do nosso planeta, sendo facilmente visível sem ajuda de instrumentos. Antes disso, porém, o cometa poderá ser visto bem antes, desde que o observador possua um pequeno binóculo ou telescópio.


De acordo com a Rede de Astronomia Observacional REA-Brasil, os parâmetros fotométricos sugerem que Elenin poderá ser mais brilhante e deverá alcançar a magnitude 3.5 em setembro de 2011. Se os dados forem confirmados, já a partir de julho o cometa atingirá a magnitude 10 e será visto na constelação de Leão, logo após o anoitecer.


À medida que se aproxima, o cometa aumentará rapidamente de intensidade luminosa e em agosto brilhará na 8ª magnitude, entre as constelações de Virgem e Leão.
Em 4 de setembro Elenin atingirá o periélio, o ponto de maior aproximação com o Sol, quando então seu brilho será de magnitude 3.5. Alguns dias depois, entre 12 e 15 de setembro, o objeto poderá ser visto cruzando as lentes do instrumento Lasco C3, a bordo do telescópio espacial Soho.

É importante lembrar que os cometas são muito imprevisíveis e podem apresentar comportamentos bastante bizarros à medida que se aproximam do Sol. Entre os fenômenos já observados está o outburst, quando repentinamente se rompem e produzem inúmeros fragmentos brilhantes. Além disso, devido à pressão do vento solar a cauda cometária também pode variar muito de tamanho.

 


Observando
 
Para observar o cometa Elenin, tudo que você precisará será de um pequeno binóculo ou telescópio, além de um campo de visão desobstruído na direção do quadrante oeste, ou seja, do lado que o Sol se põe. Como explicado, a partir de julho o cometa já poderá ser visto ainda que com pouco brilho, que aumentará lentamente até setembro.

A carta celeste acima mostra o horizonte oeste de São Paulo às 19h40 do dia 20 de julho e a respectiva posição do cometa Elenin. Apesar de ser uma carta especificamente para uma localidade, ela poderá ser usada como referência para outras cidades também, mas em breve publicaremos outras cartas com outras datas e horários. 

Fonte: http://www.apolo11.com/cometa_73p.php?titulo=Binoculos_e_telescopios_a_postos._Vem_ai_o_cometa_Elenin!&posic=dat_20110406-105919.inc

Terremotos no Brasil ?


Os terremotos são fenômenos que podem ser causados por falhas geológicas, vulcanismos e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas. A maioria dos abalos sísmicos é provocada pela pressão aplicada em duas placas contrárias. Portanto, as regiões mais vulneráveis à ocorrência dos terremotos são aquelas próximas às bordas das placas tectônicas. Na América do Sul, os países mais atingidos por terremotos são, o Chile, Peru e Equador, pois essas nações estão localizadas numa zona de convergência entre as placas tectônicas de Nazca e a Sul-Americana.
O Brasil está situado no centro da placa Sul-Americana, no qual ela atinge até 200 quilômetros de espessura, e os sismos nessa localidade, raramente possuem magnitude e intensidade elevadas. No entanto, existe a ocorrência de terremotos no território brasileiro, causados por desgastes na placa tectônica, promovendo possíveis falhas geológicas. Essas falhas, causadoras de abalos sísmicos, estão presentes em todo o território nacional proporcionando terremotos de pequena magnitude, alguns deles, considerados imperceptíveis na superfície terrestre.
Segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), no século XX, foram registradas mais de uma centena de terremotos no país, com magnitudes que atingiram até 6,6 graus na escala Richter. Porém, a maior parte destes abalos não ultrapassou a 4 graus.
Em 1955, no Mato Grosso, foi detectado um terremoto de 6,6 graus na escala Richter. Nesse mesmo ano, o Espírito Santo foi atingido por um abalo sísmico de 6,3 graus e no Ceará, foi registrado um terremoto de 5,2 graus na escala Richter, em 1980.
O estado do Amazonas, em 1983, sofreu com um terremoto de 5,5 graus, entretanto, pelo fato de esses terremotos terem atingido áreas com pouca concentração populacional, não houve danos materiais e nem vítimas.
João Câmara, município do Rio Grande do Norte e habitado por 31.518 pessoas, foi atingido por uma série de terremotos na década de 1980. O mais grave deles ocorreu no dia 30 de novembro de 1986, no qual a cidade tremeu com um abalo sísmico de 5,1 graus na escala Richter, provocando a destruição de 4 mil imóveis.
Em Minas Gerais, no município de Itacarambi, um terremoto de 4,9 graus promoveu um tremor que durou aproximadamente 20 segundos, tempo suficiente para derrubar 6 casas e abalar a estrutura de outras 60 residências. Nessa ocasião, uma criança de cinco anos morreu soterrada nos escombros de uma das casas atingidas.
                                                       
O último grande terremoto registrado no Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 2008. Um tremor de 5,2 graus foi sentido nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, embora não tenha sido registrado nenhum desabamento, nem tão pouco a ocorrência de vítimas.

Fonte : http://www.brasilescola.com/brasil/terremotos-no-brasil.htm

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Terra treme no norte do Ceará.

Eram exatamente 12h15m quando a terra tremeu na Região Norte do Ceará. Segundo relatos chovia bastante no local e as pessoas pensavam se tratar de um trovão, mas na verdade se tratava de um abalo sísmico de pequena intensidade. Segundo informações do sismógrafo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)a magnitude do tremor foi de 2,5° na escala Richter, com epicentro no municipio de Massapê. 

 

Fonte: http://www.painelglobal.com.br/direto.php?id=dat_20110404-201433.inc&tf=1301958873