sexta-feira, 10 de junho de 2011

Imagem revela extensa coluna de cinzas do vulcão Puyehue

A densa coluna de fumaça e cinzas que saía do vulcão Puyehue na manhã desta segunda-feira ainda atingia Bariloche, na patagônia argentina e desde ontem fechou o aeroporto da cidade.

A imagem captada hoje pelo satélite Terra da agência espacial americana, Nasa, mostra a enorme coluna de cinzas e fumaça que chegou a 12 mil metros de altitude e se estendeu ao longo da borda da Cordilheira dos Andes.

Todos os voos da companhia Aerolineas Argentinas e da LAN Argentina programados entre Buenos Aires, San Carlos de Bariloche, Neuquén e Rio Gallegos foram cancelados. A medida foi necessária porque as cinzas podem causar danos graves aos motores dos aviões colocando o voo em risco.

Nas ruas de Bariloche uma chuva de cinzas foi observada por cinco horas e surpreendeu os moradores e turistas da região. Neste domingo, as cinzas acumularam 4 cm de altura e além do aeroporto, muitos estabelecimentos ficaram fechados.

O vulcão que fica no sul do Chile a oeste da fronteira com a Argentina entrou em erupção no sábado. As autoridades decretaram alerta máximo nos arredores do Puyehue e milhares de moradores de áreas rurais tiveram que deixar suas casas. A última vez que o Puyehue entrou em erupção foi há 51 anos.

Crédito da imagem: NASA. 

FONTE:painel global

Nenhum comentário:

Postar um comentário