terça-feira, 24 de maio de 2011

Nasa divulga imagem de erupção do vulcão islandês Grimsvötn

Um dos vulcões mais ativos da Islândia, o vulcão Grimsvötn, entrou em erupção no último sábado e sua nuvem de fumaça chegou atingir 15 quilômetros de altura. A imagem foi captada pela passagem do satélite Terra da agência espacial americana, Nasa, e divulgada pelo órgão nesta segunda-feira.

Na imagem é possível observar uma pluma circular formada pelas cinzas vulcânicas resultante da atividade do Grimsvötn.

Os principais aeroportos da Islândia estão sofrendo restrições. Companhias escocesas e inglesas anunciaram o cancelamento de pelo menos 86 voos até a manhã desta terça-feira. Os ventos fortes estão espalhando as cinzas do vulcão novamente em direção ao norte da Europa.

O mesmo problema ocorreu no ano passado quando o vulcão islandês Eyjafjallajökull entrou em erupção e por vários dias uma densa fumaça pode ser observada no céu, o que prejudicou diversos aeroportos do norte europeu.

Autoridades e especialistas estimam que a atividade do vulcão Grimsvötn deva durar aproximadamente uma semana ou duas, mas não acreditam no mesmo impacto causado pelo Eyjafjallajökull meses atrás.

Crédito: Nasa. 
fonte: http://www.painelglobal.com.br/direto.php?tit=Nasa_divulga_imagem_de_erupcao_do_vulcao_islandes_Grimsv%F6tn&id=dat_20110523-200658.inc&tf=1306192018

Nenhum comentário:

Postar um comentário